O foco do departamento do Estudante e Política Educativa deve ser a integração, progresso e êxito dos estudantes FEP.
Responsável pela identificação dos problemas dos alunos e pelo apoio no que à sua resolução diz respeito, o departamento procura fomentar uma maior aproximação da AEFEP aos estudantes. Através da realização de inquéritos, pretende assegurar o desenvolvimento de iniciativas pertinentes e defender as posições representativas da comunidade estudantil. Vê a integração dos alunos como responsabilidade da AEFEP, salientando a importância de atividades como o Mentoring, que visa a execução de vários programas de forma a fortalecer a amizade entre mentor e mentorado, ou o Home Sweet Home que surge com o intuito de colmatar as adversidades sentidas perante a mudança de cidade.
Um papel ativo na formação dos estudantes é algo que o departamento considera fundamental. Neste âmbito, surgem os Cursos de Línguas e Excel, o Empower Yourself, um programa vocacionado para a promoção das soft & hard skils, ou o Play2Learn, um conjunto de video-aulas que constituem um complemento às aulas com o objetivo de reforçar o apoio aos alunos nas épocas de estudo.
O Departamento do Estudante e Política Educativa tem como propósito defender ativamente os direitos dos estudantes, trabalhando durante o ano para assistir a todas as suas necessidades, garantindo o devido acompanhamento no decorrer do seu percurso académico.